Artigos

Matérias sobre diversos assuntos relacionados ao mundo
da plantas medicinais

Funções das Raízes das Plantas

A raiz é a parte da planta responsável por sua “alimentação”, incluindo o suporte mecânico, a absorção de água e sais minerais e a condução de matéria orgânica até o caule, além da reserva dos nutrientes essenciais à vida do vegetal.

Nos vegetais desprovidos de sementes, as raízes se desenvolvem ainda nos primeiros estágios do crescimento do esporófito. Nas plantas com sementes, as raízes têm origem no embrião que contém uma raiz embrionária chamada radícula.

A raiz é um órgão vegetal que precisa sofrer forças de tensão ou de atração. Além de fixar e absorver nutrientes, ela assume outras funções, como, o de abrigar sínteses de importantes substâncias vegetais.

As raízes podem ser classificadas quanto ao seu habitat: subterrâneas (no solo), aquáticas (quando estão submersas na água) e aéreas (quando ficam acima do solo).

Morfologicamente, a raiz se distingue do caule por não apresentar nós e internos, gemas laterais ou folhas.

Algumas raízes não são especificamente raízes e sim rizomas.

O rizoma é um tipo de caule subterrâneo que pode ter partes aéreas e cresce horizontalmente.

Os rizomas acumulam substâncias nutritivas e possuem gemas laterais, ao contrário das raízes. Elas são importantes fontes medicinais e também enriquecem a alimentação humana. Como por exemplo, o gengibre, a cúrcuma e a zedoária.

Raízes e as estações do ano

Vale a pena ressaltar que o Outono é provavelmente a melhor época para a colheita das raízes das plantas medicinais. A energia vibrante que vimos durante todo o verão dirige-se em direção a raiz, os nutrientes que antes fluíam nas porções acima do solo voltam para as raízes, tornando este o período perfeito para quem quer fazer uso das raízes para saúde e para o bem-estar.

Como preparar as raízes para o consumo

Depois de reunir suas raízes, você deve remover toda terra e sujeira. Uma maneira fácil de fazer isso é com uma escova de dentes velha. As raízes devem ser lavadas delicadamente para garantir que os minúsculos pelos das raízes permaneçam intactos, pois eles contêm constituintes importantes.
Procure cortar as raízes ainda enquanto elas estão frescas, depois de cortadas, seque as raízes em uma bandeja ou tela longe da luz solar direta.

Preparando as raízes para o consumo

Infusão noturnas:

A infusão durante a noite é uma das maneiras mais fáceis de utilizar as qualidades das raízes das plantas. As raízes ficam imersas num recipiente com água durante a noite (geralmente 8 ou mais horas). As infusões durante a noite são uma maneira muito fácil e simples de incorporar os benefícios das ervas diariamente. Você pode optar por aquecer a infusão de manhã em banho-maria ou beber a infusão em temperatura ambiente.

Decocção:

O método de decocção é a maneira mais rápida de extrair os constituintes ativos das raízes das plantas (assim como as sementes e cascas). Para fazer uma decocção básica, adicione 4 colheres de chá da raiz seca picada em 500ml de água. Leve o recipiente para o fogo, deixar em fervura por 10 minutos. Depois de ferver lentamente, cubra a decocção de 10-15 minutos e coe. A decocção pode ser ingerida quente ou fria ou aplicada externamente no corpo.

Bibliografia consultada:
GONÇALVES, E.G; Lorenzi, H. Morfologia vegetal: organografia e dicionário ilustrado de morfologia das plantas vasculares. 2a ed. São Paulo: Instituto Plantarum de Estudos da Flora, 2011.