O que é fitoterapia?
Fitoterapia é o estudo das plantas medicinais e de suas utilizações para tratar um ampla gama de condições de saúde. Seus praticantes são chamados de fitoterapeutas. A humanidade sempre utilizou as plantas medicinais como medicamento ao longo da sua história e estima-se que 80% da população mundial depende das plantas medicinais para os cuidados primários de saúde. Essa prática continua até os dias atuais e apresenta um papel importante na vida de muitas pessoas. Os medicamentos fitoterápicos (â base de plantas) podem ser usados isolados ou em conjunto com outros tratamentos ou terapias.
O que faz um fitoterapeuta?
Um fitoterapeuta é um profissional de saúde que estudou para fazer o uso das plantas medicinais e das diversas preparações fitoterápicas na sua prática de cuidado. A fitoterapia geralmente é praticada como uma abordagem holística, atravé de conhecimentos científicos, usos tradicionais (populares) e outras abordagens como a Ayurveda e a Medicina Tradicional Chinesa. Isso envolve o olhar para muitos aspectos da saúde de uma pessoa. Apresenta como objetivo tratar os sintomas e as causas subjacentes a eles. Existem muitas variações na educação e na prática entre os fitoterapeutas, portanto, ao escolher um fitoterapeuta, procure um que atenda suas necessidades pessoais.
Por que alguém usa Plantas Medicinais?
Existem diveras razões que podem levar uma pessoa a escolher utilizar as plantas medicinais. Segue uma lista do porquê alguém pode escolher fazer uso de um fitoterápicos:
1. Pode ser a forma de medicamento mais confortável ou familiar.
2. Pode ter ajudado algum conhecido.
3. Um profissional de saúde pode ter recomendado.
4. Nenhum outro tratamento ou medicamento ajudou com um problema de saúde individual.
5. As plantas e fitoterápicos estão prontamente disponíveis e podem ser comprados sem receita.
6. As plantas podem ser colhidas e cultivadas e os medicamentos podem ser feitos a partir delas.
7. Os medicamentos fitoterápicos podem ser especificamente preparado para uma pessoa.
8. A existencia da procura por alternativa aos medicamentos convencionais.
9. Os medicamentos fitoterápicos podem ser mais baratos do que outros medicamentos (alopáticos).
10. Existem razões pessoais ou ideiais para escolher o fitoterápico.
Quais são as desvantagem?
Embora existam muitas razões para se usar uma planta medicinal, existem algumas considerações que precisamos entender. Os itens a seguir são específicos para as plantas medicinais:
1. Os fitoterápicos podem ser difíceis de tomar devido ao seu sabor.
2. Pode haver falta de evidências científicas ou dados clínicos que apóiam a planta ou medicamento fitoterápico.
3. Os fitoterápicos podem ter qualidades inconsistentes no mercado.
4. Alguns fitoterápicos podem ser muito caros.
5. É difícil encontrar informações confiáveis sobre a segurança e a eficácias das plantas medicinais.
6. Os efeitos colaterias e riscos são desconhecidos da maioria das plantas medicinais.
7. Os fitoterápicos podem interagir com os medicamentos (alopáticos) de forma negativa.
8. Sempre existe o risco de errar na identificação de uma planta que pode ser potencialmente perigosa.
9. As formas e maneiras de se tomar as plantas medicinais podem causar confusões nas pessoas.
Existem riscos na utilização das plantas medicinais?
Uma pessoa pode ter uma reação negativa (efeito colateral) a um fitoterápico específico, como é comum com outros medicamentos. Se houver uma resposta negativa, você pode simplesmente interromper o uso (geralmente isto basta) e buscar informações. Um dos riscos potenciais do uso de um fitoterápico não é com relação a seus efeito colateriais, mas sim em deixar de tormar uma medicação mais forte ou mais adequada para uma condição de saúde e portanto, causar a piora de uma doença. É útil ter um fitoterapeuta e/ou profissional de saúde experiente para que você possa conversar sobre essas questões.
Quando usar Plantas Medicinais?
As plantas são usadas para uma ampla gama de questões de saúde. As plantas medicinais geralmente são utilizada para as seguintes finalidades:
– Tratar algum sintoma
– Uso recreativo em formas de chá
– Coadjuvante a um tratamento (potencializar ou lidar com efeitos colaterais)
– Prevenção de doenças
– Substituto ao tratamento farmacológico
Fitoterapia x Medicamentos
Muitas pessoas fazem uso de medicamentos importantes para sua saúde. Esta é uma importante consideração ao usar uma planta medicinal. A combinação (interação) de algumas plantas medicinais e medicamentos podem produzir efeitos indesejáveis.
Infelizmente, não é fácil descobrir se uma planta ou fórmula utilizada em conjunto com um medicamento será um problema, ainda existem poucas pesquisa sobre as interações entre as plantas e produtos farmacêuticos. A melhor abordagem é trabalhar com um fitoterapeuta experiente que poderá avaliar e conduzir da melhor forma possível o tratamento.
O que esperar durante uma consulta?
A consulta com um fitoterapeuta pode variar dependendo da abordagem e o grau de treinamento/experiência. Serão avaliadas as condições de saúde e estratégias de tratamento. As consultas iniciais geralmente duram uma hora e geralmente incluem uma avaliação detalhada. Isso envolve fazer perguntas sobre muitos aspectos da vida de uma pessoa, como dieta, medicamentos, exercícios, níveis de estresse, diagnósticos anterirores, testes de laboratório relevantes e outros aspectos sobre sua saúde. Outras perguntas relevantes incluem a qualidade do sono, problemas digestivos e dificuldades mentais e emocionais. No final da avaliação, o fitoterapeuta irá (geralmente) indicar ou preparar remédios fitoterápicos individuais e discutir como tomá-los. Eles também podem sugerir modificações no estilo de vida, como mudanças na dieta, exercícios físicos, e outras questões que podem causar impacto positivo na vida de uma pessoa.
Tomando medicamentos fitoterápicos
Existem diversos tipos de preparações fitoterápicas e para aqueles que não estão familiarizados, pode parecer confuso ou assustador.
Como existem muitos métodos para extrair os constituintes medicinais das plantas, os medicamentos fitoterápicos apresentam-se de diferentes formas.
Uma dificuldade inicial pode ser com relação ao forte sabor, uma forma ou maneira de tornar isso mais fácil é diluí-los. Se eles são muito desagradáveis, pode-se utlizar outras formas que são mais fáceis de tomar.
Uma questão importante ao fazer uso do fitoterápico é com relação a dosagem que nada mais é do que a frequência (quantas vezes) e quantidade de plantas tomada em cada preparação. Estas quantidades podem ser diferentes, dependendo da potência de uma planta, problema de saúde e da condição de saúde de uma pessoa. Geralmente são indicadas um conjunto de plantas em uma consulta. É importante entender as instruções de como tomar cada fitoterápico. Se as instruções forem confusas, converse com seu fitoterapeuta sobre maneiras como prepará-lo.
Se um medicamento causar efeitos indesejáveis, entre em contato com seu fitoterapeuta. Se o problema não for muito grave, considere interromper o uso da planta medicinal e tentar novamente mais tarde para ver se de fato é o fitoterápico que está causando o problema.
Fitoterápicos comuns
Tintura – extração dos constituintes das plantas através do álcool.
Tintura de glicerina – Plantas extraídas através da glicerina vegetal.
Chá – Plantas extraídas em água; derramar água quente sobre a planta (infusão) ou cozinhar a planta na água (decocção).
Pó – plantas reduzidas a um pó e tomado internamente.
Capsula – plantas em pó colocadas em capsulas para uso interno.
Compressas – Um chá forte com um pano embebido nele e aplicado externamente.
Óleo – plantas extraídas em um óleo e aplicado externamente.
Pomada – óleo medicinal com adição de cera de abelha aplicado externamente.
Como preparar?
Muitas pessoas acham muito gratificante fazer o seu próprio medicamento, como tinturas, pomadas e chás. Essas preparações são bastante fáceis de se fazer. Procure informações confiáveis ou pergunte a um fitoterapeuta para aprender a fazer as preparações de forma correta. Procure por aulas locais, ou procure cursos online.
Se você está coletando plantas, é muito importante saber a correta identificação das plantas, especialmente, aprender a reconhecer as plantas venenosas. Se você for comprar uma planta, busque por lugares confiáveis. Ao comprar os ingredientes o custo inicial pode ser grande, mas geralmente você vai economizar dinheiro fazendo suas próprias preparações caseiras.
Fitoterapeuta