Artigos

Matérias sobre diversos assuntos relacionados ao mundo
da plantas medicinais

Maca peruana

Nome Botânico:
Lepidium meyenii
Nomes Comuns:
Maca peruana, maca-andina, planta-maca, maca-pó, macaginseng, peruvian maca
Famíla:
Brassicaceae
Origem:
Região Andina do Peru
Partes Utilizadas:
Raiz

A maca-peruana é nativa da região Andina do Peru, utilizada principalmente para o aumento da libido sexual, ou seja, afrodisíaco, energético, na fertilidade, e na impotência sexual.
Recentemente os atletas estão encontrando na Maca uma alternativa excelente para substituir os anabolizantes. Apresenta numerosas indicações como energético e restaurador físico e psicológico melhora a memória e a concentração, fortalece o sistema imunológico, reduz os sintomas da TPM, aumenta a espermatogênese. A maca é uma planta adaptógena, ou seja, restaura o equilíbrio homeostase do corpo e pode ser usada como alternativa aos esteróides anabolizantes, pois é rica em esteróis. Casos de desnutrição, descalcificação, depressão e osteoporose também podem ser tratados com maca.

Formas de utilização:
• Pó: 1 a 3 g ao dia.
• Cápsula: 1-2 cápsulas de 500mg 3x ao dia.

ADVERTÊNCIAS:
Aconselha-se a não fazer o uso durante a gravidez e no caso da amamentação, pois não existem avaliações clínicas suficientes para considera-lo seguro. Não utilizar caso tenha hipersensibilidade ao vegetal ou alguns dos seus componentes.

Bibliografia consultada:
Effect of Lepidium meyenii (MACA) on sexual desire and its absent relationship with serum testosterone levels in adult healthy men – G. F. Gonzales, A. Co´rdova, K. Vega, A. Chung, A. Villena, C. Goñez and S. Castillo.