Artigos

Matérias sobre diversos assuntos relacionados ao mundo
da plantas medicinais

Tratamento da insônia com o uso das plantas medicinais

Todos nós em algum momento de nossas vidas já passamos por uma noite de insônia. Não dormimos por causa do excesso de preocupação, por se alimentar de forma errada tarde da noite ou por simplesmente estimular demais nossas mentes, seja com substâncias estimulantes como o café, a utilização de aparelhos luminosos ou porque queremos assistir mais um capítulo daquela série que tanto gostamos.

Seja lá qual for o motivo, a falta de sono vai impactar diretamente a qualidade de nossas vidas, principalmente para aqueles em que a insônia é um problema recorrente.

A primeira coisa importante é entendermos quais as causas geradoras da insônia. Determinando quais são os fatores, podemos mudar nossos comportamentos e selecionar uma planta ou conjunto de plantas que poderão ajudar a relaxar e a induzir o processo de sono natural.

Devemos levar em consideração a higiene do sono, ou seja, comportamentos que poderão preparar nossos corpos para uma boa noite de sono. Segue alguns exemplo:

– Diminuir as atividades quando começar a escurecer
– Comer alimentos leves a noite
– Tomar um banho relaxante
– Criar um ritual todos os dias para preparar o corpo para o sono
– Procurar ir para a cama somente na hora de dormir
– Deitar sempre no mesmo horário
– Não utilizar aparelhos luminosos como celular ou televisão antes de dormir
– Procurar fazer alguma atividade como por exemplo leitura para induzir a vontade de dormir

As plantas medicinais são muito eficazes para acalmar a mente, diminuir a tensão/preocupação, relaxar o corpo e induzir o processo do sono. Portanto, selecionamos algumas plantas específicas que atuam no Sistema Nervoso e promovem o relaxamento, ou seja, nosso corpo e mente para um estado mais parassimpático.

Lúpulo (Humulus lupulus): é uma plantas sedativa, ajuda a relaxar e muito utilizada para problemas com o sono, induzindo o sono. Pode ser utilizada em forma de tintura de 10 a 60 gotas.

Melissa (Melissa officinalis): é uma planta que atua no sistema nervoso central, utilizada em casos de depressão leve e para relaxar. Uma ótima opção para quem quer precisa relaxar antes de dormir. Pode ser utilizada em forma de chá 1 colher de chá para 1 xícara de água em infusão ou na forma de tintura, de 10-60 gotas.

Passiflora/Maracujá (Passiflora incarnata): planta muito útil em estados de estresse e quando estamos com “excesso de pensamentos”. Ajuda a relaxar e a induzir o sono. Pode ser utilizada em forma de chá 1 colher de chá para 1 xícara de água em infusão ou na forma de tintura, de 10-60 gotas.

Valeriana (Valeriana officinalis): sedativa, ajuda a dormir, melhor planta para utilizar em casos de insônia. Ficar atento pois para algumas pessoas ela pode causar excitação, procure começar com uma dosagem baixa e posteriormente ir aumentando. Pode ser utilizada em forma de tintura de 10-80 gotas.

Nota: Quando se trata de insônia prefiro fazer uso ou utilização de tinturas em vez de chás, para não correr o risco de ter que acordar durante a madrugada para ir ao banheiro. Caso opte pelo chá não tomar muito tarde da noite para que justamente isso não aconteça.

Informações consultadas do site: https://7song.com/resources/