As plantas medicinais apresentam uma longa história de utilização para situações de primeiros socorros e uma das ocorrências mais comuns de primeiros socorros são as feridas, portanto saber avaliar a seriedade da situação, avaliar suas habilidades para resolver o problema e buscar ajuda quando necessário são questões essenciais nesses casos.
Trataremos aqui de feridas menores, que não causam grandes problemas e que portanto podem ser facilmente manejadas em casa.
Feridas são lesões que causam rompimento na pele. Existem vários tipos de feridas, incluindo escoriações, lacerações (cortes profundos), perfurações (um objeto perfurando a pele) e mordidas de animais.
O objetivo básico do tratamento de feridas é ajudar as feridas a curarem rapidamente, de forma limpa e minimizar os riscos de infecção. Se você se cortar pode ser útil saber como lidar com essa situação, segue abaixo algumas considerações.
Protocolo Geral de Tratamento
1. Lave a ferida com água (se possível morna); tente remover toda a sujeira e detritos. Limpe bem a ferida, removendo qualquer matéria estranha que possa causar infecção ou impedir a cicatrização da ferida.
2. Seque suavemente a ferida.
3. Aplique pressão firme com um pano limpo ou gaze para estancar o sangramento. Manter a pressão até que o sangramento pare.
4. Se o corte for nas mãos, braços, pés ou pernas, elevando-o acima do coração diminuirá o sangramento.
5. Você pode utilizar plantas na forma de tintura para aliviar a dor interna e/ou para traumas (psíquicos), como por exemplo a Valeriana (Valeriana officinalis).
6. Aplique antissépticos para desinfetar feridas. Se não tiver, pode ser útil lavar a ferida com sabão.
7 Aplique compressas (embebida num pano), com o uso de chás ou tinturas diretamente nas feridas (Não colocar álcool diretamente sobre a ferida).
8. Utilizar plantas antimicrobianas internamente e plantas imunoestimulantes podem ajudar contra infecção e a recuperação rápida, como por exemplo a Equinácea (Echinacea spp.) e Aquiléa (Achillea millefolium).
9. Use plantas anti-inflamatórios para diminuir a inflamação e acelerar a recuperação, como por exemplo a Calêndula (Calendula officinalis) e o Salgueiro (Salix spp.).
10. Faça um curativo na ferida, preparações à base de plantas podem ser colocadas sobre a gaze.
11. Evite molhar muito o curativo, pois isso impedirá o processo de cicatrização.
12. O própolis é uma ótima alternativa para ajudar a manter o curativo na pele e também por apresentar qualidades antissépticas.
13. Verifique o curativo e a ferida regularmente para ver se há infecção e troque o curativo conforme necessário.
14. Se a ferida infeccionar, limpe e examine se há material estranho e em seguida volte com o curativo. Se a infecção se espalhar, especialmente com sinais de infecção sistêmica, como gânglios linfáticos inchados, procure ajuda.
Formas de Preparação
– Fazer uso interno de chás ou tintura com plantas com propriedades: analgésicas, anti-inflamatórias, nervinas (psíquicas), anti-infecciosas, antimicrobianas.
– Fazer tratamento externo através de imersões ou compressas.
Chá: Preparação das plantas através do uso da água.
Tintura: Preparação das plantas através do álcool.
Imersões e compressas
Estes são tratamentos externos fáceis de preparar e muito úteis para feridas. As imersões e as compressas são basicamente preparações de chá fortes. Com a imersão, a ferida é imersa diretamente no chá. As compressas são preparadas embebendo um pano no chá e então aplicando o pano diretamente na ferida.
Tanto as imersões quanto as compressas devem ser muito quentes, mas não muito quentes, o que pode danificar o tecido. Depois de usado, o chá não deve ser reutilizado.
As tinturas podem ser colocadas diretamente na água como um substituto para o chá da planta, porém existe a necessidade de uma grande quantidade para se tornar terapêutico.
Algumas das categorias de plantas para imersão são antissépticos, antimicrobianos, anti-inflamatórios, adstringentes e vulnerários.
Preparação de imersão
Ferva a água e despeje sobre as plantas medicinais. Use material vegetal suficiente para fazer um chá forte. Despeje o chá em um recipiente de tamanho apropriado. Colocar a área feria em imersão por pelo menos 15 minutos, por várias vezes ao dia. É útil se a água de imersão for mantida quente.
Preparação da compressa
Semelhante à preparação de imersão, molhe um pano limpo no chá enquanto estiver quente e aplique diretamente na ferida. Quando esfriar fazer novamente o procedimento.
Plantas úteis
Equinácea (Echinacea spp.) – Antimicrobiano, imunoestimulante, anti-inflamatório, vulnerário;, estimulante do sistema imunológico útil para infecções e para curar feridas. Utilizar uma dosagem maior e mais frequente, pode ser aplicada localmente úteis em ferimentos.
Valeriana (Valeriana officinalis) —Ansiolítico, sedativo, analgésico, ajuda com problemas relacionados ao sono ajuda. Um dos soníferos mais úteis, também útil para dor e ansiedade. Tenha cuidado pois para uma pequena quantidade de pessoas pode causar agitação, comece com uma dose baixa e observe as reações adversas.
Salgueiro (Salix spp.) – Anti-inflamatório e analgésico, um anti-inflamatório muito útil para dor e inchaços.
Aquiléa (Achillea millefolium) – anti-inflamatório, antimicrobiano, antisséptico, uma planta em casos de infecção, ótima para fazer imersões e compressas. Pode-se fazer uso interno e externo.
Calêndula (Calendula officinalis) – Analgésica, anti-inflamatória, antisséptica, útil em ferimentos físicos e infecções.
Guilherme lordelo
– https://healthy.net/2006/07/02/alternativestreating-wounds/
– https://7song.com/resources/